Tendências de revestimentos para 2014

O ano começou, e com ele as várias feiras na área de arquitetura, design e moda também!!! A mais recente aconteceu em São Paulo, Expo Revestir – Feira Internacional de Revestimentos.

Fui fazer minhas pesquisas e o que pude observar nitidamente foi mais uma vez a influência recíproca entra a moda e o design. Duas artes que andam juntas neste mundo criativo, refletindo o momento e o comportamento das pessoas.

Inspirações em formas geométricas, a influência da natureza em vários materiais, a conexão entre passado e presente, a alta tecnologia e a preocupação constante no quesito sustentabilidade. Os revestimentos, em sua maioria, mostraram uma tendência forte para soluções voltadas a uma forma ecologicamente correta.

p2
1. Os ladrilhos e azulejos antigos são exemplos que inspiram a linha Memories, da Decortiles. Através da tecnologia esta arte é preservada sobre o porcelanato.
2. Patchwork Português, BR 44×88 cm, da Eliane. A arte azulejeira de Portugal, agora em novas interpretações.

Os altos-relevos sejam eles em cerâmicas, cimentícios, madeiras e até mesmo em papel parede, estão com tudo. O movimento retrô continua sendo fonte de inspiração e o tema azulejaria ganham novas possibilidades decorativas. Os ladrilhos hidráulicos também continuam em alta e até mesmo através da tecnologia atual está sendo utilizada através de impressões digitais em porcelanatos. As madeiras são referências nos revestimento em geral. Madeiras nobres, pintadas, lixadas ou enceradas são traduzidas para superfícies de porcelanatos, cimenticios, e até mesmo em material reciclado de PVC.

Os materiais naturais como a madeira e a madeira de demolição e pedras naturais sempre tem seus espaços nas mais variadas cores e texturas.

p3

1. Pachwork retro, da Eliane.
2. Combogó Sensation, da Solarium. Formas geométricas e elipses.
3. Cimentício Legno Rústico, da Solarium. A madeira como referência nos revestimentos.

Nos metais podemos observar formas geométricas precisas e proporções equilibradas, com designs bem arrojados e inovadores. Comodidade, conforto e consumo consciente de água, são características também apresentadas na linha de metais, como é o caso do sistema misturador para chuveiros. Saem as torneiras e misturadores e entram os tablets. Sim, isto mesmo. O tablet pode ser colocado dentro do Box, e tem um aplicativo integrado que permite ao usuário o controle total da temperatura e vazão da água, bem como o tempo do banho. Simplesmente incrível!!!

p1
1. Sistema de misturador para chuveiros Docoltech – com tecnologia 100% brasileira este sistema apresenta uma nova forma de interação no banho, unindo tecnologia e inovação.
2. Inovadora e arrojada, a linha Oni da Docol, tem beleza e tecnologia de ponta. Seu arejador direciona o jato no centro da cuba, evitando respingos e que a água escorra pelo produto, alem de economia da água.

As cores? As duplas preto e branco, o bege e o chocolate, o off-white e azul marinho. Mas como falei no inicio do texto onde moda e design andam juntas, uma influenciando a outra, há espaço e gosto para todos.

Recentemente na feira Heimtextil, em Frankfurt, as cores quentes e frias serão usadas com tons bem acesos, que são as cores fluorescentes e serão a próxima onda da decoração. Devem ser usadas com um tom neutro para equilibrar.

p4
Ambiente com revestimentos em Cimentício Legno Rústico, madeira natural no deck e ao fundo o uso de pastilhas e pedras em alto-relevo com formas geométricas. Projeto das arquitetas Patricia Teixeira e Ana Patricia Athayde.

p5

Lavabo com detalhes de revestimento em patchwork de ladrilhos hidráulicos. Projeto das arquitetas Patricia Teixeira e Ana Patricia Athayde.

Muitos são os revestimentos e devem ser escolhidos com bom-senso, cautela, equilíbrio e lógico, com seu estado de espírito e forma de viver.

Quer ver mais fotos sobre o tema? Siga no instagram: patricias_arquitetura

Ana Patricia Athayde
Arquiteta e Urbanista
anapatricia.athayde@icloud.com

Anúncios
  1. #1 por Taciana Cavalcanti em março 19, 2014 - 4:43 pm

    Excelente matéria onde ficou bem retratada a fusão das artes: arquitetura e moda! Parabéns a nova colunista do Dona Elegância,Ana Patrícia Athayde, e ao blog por mais essa iniciativa!!!!

    • #2 por Ana Patricia em março 23, 2014 - 3:38 pm

      Taciana, obrigada!!! Fico feliz em poder estar percebendo que consegui atingir meu objetivo junto aos leitores. Bjs

  2. #3 por Francisco de Assis Athayde em março 20, 2014 - 3:12 am

    Uma aula revestida de competencia. O que seria dos leigos se não existissem os tecnicos competentes? Quando se fala em “moda” a primeira idéia é que se trata de vestuário. Como imaginar que Arquitetura também é moda. Uma aula sóbria enriquecida de detalhes e esclarecimentos. Parabéns e sucesso para a autora Patricia Athayde e Dona Elegancia.

    • #4 por Ana Patricia em março 23, 2014 - 3:45 pm

      Mais uma vez agradeço o incentivo e colaboração deste leitor que está sempre me inspirando e acompanhando. Rs! Bjs, meu querido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: