Home Theaters: a vez das TVs como lugar de destaque nas residências

Nos dias de hoje o estilo de vida, com a influência da globalização onde tudo acontece rápido como em um toque de mágicas, a integração dos ambientes nas residências atuais vem como consequência deste fenômeno. Quase tudo preferencialmente a mostra facilitando o convívio e a utilização dos espaços. Exemplos: cozinhas gourmets e salas de TV integradas ao living.

unnamed  Foto: Alexandre Kid

Nesta coluna estaremos abordando os Homes Theaters, onde desde a invenção da televisão, este produto sempre foi e continua sendo um dos xodós da casa. Espaço dediversão, descanso e onde as famílias e amigos se reúnem, estas salas estão cada vez mais sofisticadas tanto tecnologicamente, quanto ao seu conforto e uso de materiais mais nobres em suas execuções.

Muitas vezes ocupando lugar de destaque numa residência, temos que ter certas preocupações ao planejarmos um ambiente como este, pois o home theater fará parte da decoração de interiores do restante do apartamento para que se tenha harmonia com o todo.

Cuidados como a automação dos equipamentos de áudio, vídeo e iluminação, onde este sistema requer posicionamento correto para instalações de caixas de som, aparelhos e luzes, é um dos fatores que mais influenciam o sucesso do bom funcionamento dos Homes Theaters. A colocação dos equipamentos não deve interferir no charme da decoração, e para isto um bom desenho de marcenaria, onde os equipamentos estejam adequadamente instalados e seus fios escondidos, se faz necessário.

unnamed (1)

 Home Theater com parede pintada na cor chocolate, laca branca, madeira e plexiglass espelhado. Foto: acervo pessoal da arquiteta

Outros fatores como a iluminação artificial e natural também devem ser bem estudados, pois elas podem ate mesmo definir o posicionamento do home. Uma dica para isto é evitar que a TV fique em sentido oposto ao de janelas e portas, e que pontos de luz posicionados no eixo central da TV sejam evitados. Eu gosto de trabalhar com dois pontos de luz nas laterais da TV com lâmpadas AR70, que tem os focos mais fechados, trazendo mais conforto se acesas no momento em que a TV esteja sendo utilizada. Outra dica é trabalhar com luzes indiretas e preferencialmente amarelas. A acústica é outro fator importante. O uso de madeiras, couro, tapetes e cortinas, ajudam numa boa acústica, pois absorvem suavemente a vibração sonora.

unnamed (2)

  Foto: Alexandre Kid

Porém o que mais me preocupa quando o assunto é a TV, é o seu dimensionamento.Muitas vezes a escolha do tamanho inadequado com o tamanho do ambiente pode prejudicar a visualização, tanto com uma fadiga visual como imperfeições visualmente perceptíveis quando se está muito próximo de uma tela.

Para evitar que o prazer em se assistir uma telinha se transforme numa dor de cabeça,as dimensões da tela precisam ser definidas de acordo com a distância entre o espectador e a TV. Não são normas rígidas, mas recomendações de órgãos reconhecidos.

A tabela abaixo irá facilitar a escolha adequada, mas o ideal é procurar a ajuda de um especialista que dará a orientação levando-se em conta o tipo de TV, espaço do ambiente e a resolução da mesma.

Tamanho da Tela Distância
Mín. Max.
26’ 1,00m 2,00m
32’ 1,20m 2,40m
37’ 1,40m 2,80m
40’ 1,50m 3,00m
42’ 1,60m 3,20m
46’ 1,75m 3,50m
50’ 1,90m 3,80m
52’ 2,00m 4,00m
55’ 2,10m 4,20m
60’ 2,2m 4,6m

Fonte: Tech Tudo

Para ver mais sugestões, sigam o instagram: patrícias_arquitetura
Dúvidas ou sugestões, escrevam para o email: anapatricia.athayde@icloud.com
Ana Patrícia Athayde

Anúncios
  1. #1 por José de Souza Ramos Filho em abril 15, 2014 - 6:19 pm

    Parabéns, Ana Patrícia, ótimas e excelentes dicas num texto gostoso de ler.

  2. #2 por José de Souza Ramos Filho em abril 15, 2014 - 6:20 pm

    *Corrigindo: ótimas e IMPORTANTES dicas

  3. #3 por Ana Patricia em abril 17, 2014 - 2:30 pm

    Obrigada Raminho!!! Fico feliz por ter gostado. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: