Homenagem ao Profeta Gentileza

gentileza_gdQuem não se lembra do Profeta Gentileza que saia perambulando pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro, de túnica branca,barba branca oferecendo e gerando gentilezas, e tirando um sorriso das pessoas?

Jose 03Gentileza como era conhecido por todos nasceu no Municipio de Cafelândia no interior do Estado de São Paulo, onde viveu com seus pais e onze irmãos.Ele relatava em suas entrevistas que foi”obrigado”a trabalhar durante a sua infância cuidando dos animais ,puxando carroças e vendendo lenha para ajudar nos custos da família.

Quando completou seus 13 anos ,ele começou a ter premonições de que deveria fazer algo, como missão e isso foi gerando uma tristeza e desconforto. Devido a este comportamento a sua família começou a achar que ele estava apresentando uma doença mental.

Ele teve várias premonições e uma de muitas foJose-07i quando José Datrino, acordou de madrugada e dizendo que estava ouvindo vozes para que ele abandonasse o mundo material e se dedicasse ao mundo espiritual e a partir disso ele não teve dúvidas ,o profeta tinha um caminhão e saiu dirigindo ao local do incêndio que aconteceu em 17 de dezembro de 1961 no circo  ”Gran Circus Norte Americano” em Niterói  qual foi incendiado e matou 500 pessoas, que repercurtiu pelo mundo todo.

Neste dia o Profeta foi até o local do incêndio fez um jardim e uma horta sobre as cinzas do circo. O local que levou tantos sorrisos e alegrias foi onde ele escolheu para morar por 04 anos e durante este percurso ele levou muito carinho, atenção a muitas famílias vitimas daquele trágico incêndio e partir desta data, começou a ser conhecido como ”Profeta Gentileza”.

José_Datrino,_o_Profeta_GentilezaFoi quando ele começou a sua missão pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro. Fazia suas pregações nos ônibus, praças públicas, trens levando palavras de consolo, conforto, e pregava o quanto era importante o respeito pela natureza e ao próximo.Muitas pessoas julgavam que ele era um louco alucinado e ele sempre respondia ”Sou maluco para te amar e louco para te salvar”.  Perambulava incansavelmente pela Avenida Brasil (RJ), em São Cristovão com cartazes escritos frases de sabedoria e gentilezas 

Na década de 1980, ele começou a escrever frases e poemas em 56 pilastras do Viaduto do Caju até a Rodoviária Novo Rio. Mas um certo dia, as autoridades pintaram de tinta cinza e só assim as pessoas entenderam que ele escrevia para as pessoas lerem e refletirem, mas muitos não os entenderam …José Datrino e seu testemunho foi de amor ao próximo não pedindo nada em troca e nos seus grandiosos gestos continuará na memoria coletiva .

Que seu legado se eternize  em  nossas vidas.

126162_70059_84636 O Profeta Gentileza  veio a falecer em 1996 com 79 anos .

Nada mais sábio ,profundo e verdadeiro do que a frase que ele deixou .

”GENTILEZA GERA GENTILEZA”

  Até o próximo Post

  Eliana Chaves Lunardelli Camargo

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: