Uso da Toxina Botulínica Tipo A em Odontologia

O Blog Dona Elegância tem como honra o convidado renomado  Dr José Peixoto Ferrão Jr  do Município de Campo Grande (MS) formado como Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia do Muniunnamed (2)cípio de  Lins (SP) há 27 anos.

Periodontista e Professor Responsável da Disciplina de Periodontia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Doutor,Especialista e Presidente da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais em Odontologia.Dr Ferrão atende também em seu consultório particular em Campo Grande (MS) que esclarecerá sobre o tratamento.

A Toxina Botulínica tipo A, mais conhecida pela marca comercial Botox,amplamente utilizada para estética facial para ameniunnamed (3)zar marcas de expressão, é também utilizada na odontologia com finalidade estético-terapêutica como auxiliar de tratamento em casos de apertamento, bruxismo (ranger de dentes), disfunções de articulação têmporo mandibular (ATM )e dor orofacial, cefaléia tensional, sorriso gengival dentre outros.

 O Sorriso Gengival ocorre quando pessoas ao sorrirem mostram muita gengiva podendo incomodar esteticamente.

 De maneira rápida e fácil podemos resolver esse problema com a Toxina Botulínica.No caso do apertamento e do bruxismo o músculo normalmente está em hiperfunção, o que pode levar à dor e hipertrofia muscular. A toxina botulínica provoca um relaxamento deste músculo devolvendo‐lhe o estado de normalidade. O procedimento é seguro, rápido, praticamente indolor enão há nenhum comprometimento motor da boca.

 O bruxismo é um hábito parafuncional caracterizado pelo ranger dos dentes durante o sono e/ou em vigília. De acordo com as estatísticas 40% da população mundial é acometida por este hábito.

Uma parcela da população bruxista apresenta sintomas e sinais severos, como dores orofaciais, dores de cabeça, pescoço, ombros e ouvidos; fraturas e desgaste dos dentes e comprometimento do periodonto.

O cirurgião dentista pode utilizar toxina botulínica, como auxiliar de em vários tipos de tratamento baseado em Lei do Conselho Federal de Odontologia de Abril/2014, desde que possua treinamento específico e conhecimento sobre a sua utilização.

Eliana Chaves Lunardelli Camargo

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: