Fenômeno “lua azul” acontece nesta sexta

lua1O último dia de julho ficará marcado pela “lua azul”. O fenômeno marca a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Essa situação acontece em um intervalo de aproximadamente dois anos. Apesar do nome, o satélite natural não fica com essa coloração.

De acordo com o astrônomo Julio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas, a história não passa de um rumor que surgiu há mais de um século. “É apenas uma referência, a lua não ficará azulada. É uma licença poética

O termo apareceu com força na década de 40 e, apesar de esquecido por um tempo, foi resgatado por uma astrônoma americana mais de trinta anos depois. Houve um tempo, porém, que a lua realmente ficou azul, conforme o astrônomo. Foi em 1883, quando o vulcão Krakatoa explodiu na Indonésia e a atmosfera ficou carregada por partículas de poeira e cinzas vulcânicas que deixaram o satélite natural com pigmentação azulada.

Mesmo cinza, quem quiser observar a lua desta sexta (31) em São Paulo terá um ajuda do clima: o céu deve estar limpo, sem nuvens.

vejasp.abril.com.br

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: