Dicas para organizar sua vida

closet_clueless-wardrobe_claudia_matarazzoAntes de organizar a vida, acredite, é preciso organizar seu armário. Simples assim – e bem mais fácil que parece.

Papo chato? Ok, talvez não seja preciso ser organizado para ser feliz. Mas é essencial – se quiser ser minimamente bem sucedido no que quer que seja. E acredite: ajuda a enxergar melhor as chances de conseguir esse ou aquele objetivo, encurta caminhos e facilita uma série de tarefas no dia a dia.

Nada como um pouco de ordem  para clarear as ideias e tornar sua vida mais eficiente. E um bom começo é seu guarda roupas! Afinal, as roupas são seu cartão de visitas e a sua maneira de, literalmente, transmitir sua mensagem ao mundo – todos os dias!

Ora, em uma sociedade visual, onde tudo é fotografado e postado, se estiver mandando sinais errados, repetidos, descuidados ou mesmo duvidosos – todo o resto pode ser comprometido!

marie_kondo_organizer-2_claudia_matarazzoAbaixo apresento um mix das dicas da craque  organizadora de lares Marie Kondo – e que, com um pouco de paciência  podem mudar não apenas seu quarto como também sua imagem perante o mundo.

Tire um dia inteiro – ou mais para isso. Comece por separar as peças sem preguiça ou pressa-  e com apenas 3 destinos possíveis: lixo, doação ou voltar ao armário.

Não entre em elucubrações do tipo: “e se eu emagrecer?” Ou ainda “mas foi tão barato, vai aparecer a ocasião certa”.

Em vez disso, pergunte-se apenas:

Essa peça me emociona?”  ou  “Me sinto bem ao usar isso?” Ou ainda “essa roupa me traz boas lembranças?

Segundo a expert Marie Kondo, o que não te encanta, não vai te fazer falta.

Feita essa primeira triagem, é hora de pegar no pesado:

1- Você usa o que você vê: é isso aí. Organize tudo de forma a enxergar de cara ( na medida do possível) tudo o que você tem. Faça por onde: é possível sim!

2- Separe por categorias: os básicos, os de trabalho (que podem ser básicos também),de lazer, urbanos e esportivos. E os sociais e super sociais – que usamos em ocasiões muito especiais. Estes últimos podem ser guardados em caixas ou em espaços fora do seu alcance no dia a dia.

3- Sapatos e Acessórios – merecem um lugar a parte. Para não se misturarem e dificultando na hora de pegar e também porque  são armazenados em caixas ou gavetinhas – de forma  diferente.

4 -Armazenamento em  Gavetas : calcinhas e cuecas podem ser guardadas em gavetas com pequenas divisões feitas para isso – ficam mais fáceis de identificar. O mesmo vale para soutiens: pode dar mais trabalho, mas na hora de vestir, é muuuuuito mais fácil e rápido achar!

closet-organizing-systems_claudia_matarazzo-660x523Evite as pilhas – as camisetas, empilhadas em prateleiras, caem e se desorganizam,  e podem ser enroladas e encaixadas no organizador plástico que, por sua vez é acondicionado na gaveta ou em uma caixa sobre a prateleira. Ao puxar, a visão é geral e simplifica para pegar ou guardar.

Se estiver difícil desapegar, faça essas 3 perguntas  -essenciais com relação a roupas:

– eu compraria essa peça hoje?

– se não estivesse em liquidação eu teria comprado?

– essa peça combina com pelo menos 2 outros ítens do meu armário?

Se você acha que um armário organizado não faz a menor diferença, pague para ver: faça uma ordem cuidadosa, tente manter assim por pelo menos 3 meses – e sinta como a vida parece fluir melhor!

claudiamatarazzo.com.br

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: