Nos 90 anos da morte de Gaudí, um giro por obras do arquiteto em Barcelona

Mesmo quem não sabe nada sobre arquitetura ou Antoni Gaudí, vai intuitivamente reconhecer os edifícios assinados pelo arquiteto catalão andando pelas ruas de Barcelona. Natural do povoado de Reus, sua abordagem única e individual teve muita importância para o movimento Art Nouveau e deu vida a alguns dos projetos mais criativos da Catalunha. Nesta sexta-feira, que marca os 90 anos da morte de Gaudí, um giro por Barcelona com suas obras.

Casa Vicens

Casa-Vicens-600x360

 Construído entre 1883 e 1888, a Casa Vicens, projeto residencial feito para uma família poderosa, dona de fábrica de cerâmica na época, foi o primeiro edifício importante de Gaudí. Contém uma variedade significativa de cerâmica decorativa e influência da arquitetura islâmica na fachada e nos quartos.

A Pedrera

Casa-Calvet-600x337Uma das obras mais criativas na história da arquitetura, é um dos principais edifícios residenciais de Gaudí. A fachada é uma massa variada e harmoniosa de pedra ondulante que, junto às varandas de ferro forjado, explora as irregularidades do mundo orgânico. A UNESCO reconheceu o edifício como Patrimônio Mundial em 1984.

Parque Güell

Park-Guell-600x365Construído entre 1900 e 1914, o Parque Güell também é Patrimônio Mundial da UNESCO. O jardim que abriga uma série de esculturas e edifícios projetados de forma dinâmica, incluindo a casa onde norou Gaudí. A maioria dos edifícios têm os “trencadis” (superfícies cobertas com peças de cerâmica irregulares) que é característico de Gaudí e do Art Nouveau. O corredor com colunas e o terraço em forma de serpentina são os lugares mais famosos no parque.

Colonia Güell

Colonia-GuellGaudí projetou esta igreja oval irregular em 1898 e terminou sua construção em 1914. O interior da cripta tem cinco corredores: um central e dois em cada lado. As colunas Gaudí originais, com várias formas, estão dentro e fora. As janelas sobressaem sobre as paredes e na parte superior da porta uma composição de cerâmica mostra as quatro virtudes cardeais. A cripta foi construída com tijolos de pedra de basalto e mosaicos que dão uma aparência arcaica. As técnicas de construção usadas aqui foram as mesmas da Sagrada Família.

Pavilhões Güell

Guell-DragonPavilhões Güell era uma propriedade de um dos maiores clientes de Gaudí, Eusebi Güell i Bacigalupi, o conde de Güell. O interessante não é o complexo, mas sim o seu portão de ferro na entrada. O complexo tem dois prédios ligados por um portão de ferro fundido com um medalhão com o “G” de Güell. O mais surpreendente é o dragão de ferro fabricado pelo serralheiro Vallet i Piquer.

Casa-Batllo-600x450 (1)Casa Batlló é o resultado de uma restauração feita por Gaudí em 1904 de uma antiga casa convencional construída em 1877. Ele usou elementos construtivos típicos do Art Nouveau como, cerâmica, pedra e ferro forjado. Apesar de ter sido muito criticado pela cidade durante a construção, devido ao seu design radical, que quebrou todos os estatutos da cidade, em 1906, a Câmara Municipal de Barcelona concedeu o reconhecimento de um dos três melhores edifícios do ano.

Sagrada Família

Sagrada-Familia-600x401A obra mais famosa de Gaudí, a igreja está em construção desde 1892 e sua conclusão está prevista para 2030. A ideia do projeto é representar a relação entre homem, a natureza e religião.

Cascata do Parque da Cidadela

Cascada-Fountain-600x337O Cascata foi desenhado por Josep Fontseré em 1881 especificamente para a exposição universal em 1888 com o jovem Gaudí como assistente. A inspiração para o Cascata foi a Fontana de Trevi em Roma, na Itália. Está no parque mais famoso de Barcelona, o da Cidadela.

glamurama.uol.com.br

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: