Disposição e uso dos talheres

Um dos detalhes mais importantes de um jantar ou almoço formal é a arrumação da mesa, além do que será servido. É lógico que não convém você servir um sanduíche numa mesa com arrumação para um jantar formal, portanto, prepare a mesa de acordo com o que for servir.

etiqueta-a-mesaA toalha da mesa deve estar bem passada e sem vincos. Observar a combinação da cor da toalha e da louça. Se a toalha for estampada, usar lousa lisa. Se for lisa, a louça pode ser desenhada. Porém, para uma recepção mais requintada, evite toalha estampada.

Durante o dia, para o almoço, flores e frutas, preenchem perfeitamente, o arranjo ornamental da mesa. À noite, um arranjo de flores e velas sempre dão um ar mais festivo a sua mesa, mas utilize flores não muito chamativas para não roubar a atenção, pois o astro da noite é a mesa e a comida, use-os apenas como complementos.

Toalha de mesa é válida, mas evite toalhas com cores “escandalosas” ou com desenhos chamativos. Sobre um prato raso, coloque um menor para a entrada e sobre esse prato, coloque um guardanapo dobrado sem muito exagero nas dobras. O guardanapo não é origami.

A princípio, é você, o anfitrião, quem estabelece os lugares de um jantar sentado. À sua direita deve ficar o convidado de maior importância e à sua esquerda, o segundo mais importante. Idem para as mulheres, em relação ao dono de casa. Os donos da casa podem sentar-se indiferentemente às cabeceiras, ou nas cadeiras mais ao centro, um de frente do outro.

Os lugares à mesa também podem ser marcados com um pequeno cartão com o nome da pessoa e colocado logo acima do prato. Não havendo cartão, é a dona da casa que distribui os lugares.

Disposição dos copos e talheres na mesa

As facas ficam à direita, e os garfos, à esquerda (com os dentes para cima como mostra as figuras abaixo), na ordem de uso. O lugar da colher é à direita, por fora das facas. E os talheres de sobremesa devem ser colocados acima do prato. À esquerda do prato de fora para dentro:

1. Garfo para peixe;

2. Garfo para carne;

3. Garfo para salada; se for servida. O garfo especial para salada coloca-se ao lado do garfo da carne. À direita do prato de fora para dentro:

1. Garfo para “hors-dóuvre”;

2. Colher para sopa;

3. Faca para peixe;

4. Faca para carne (a que fica sempre junto ao prato).

Copos: Quanto maior for a haste de uma taça, mais formal ela é considerada. E as taças com haste alta são usadas em festas a rigor. Os copos ou taças são colocados na mesa de acordo com o tamanho do copo e não pela ordem em que vão ser utilizados, para que uns não escondam os outros. Os copos sempre ficam à direita do prato principal, na ordem, a partir do copo mais próximo do prato: água, vinho tinto, vinho branco. O tamanho é decrescente e a disposição, em diagonal. A taça do Champagne, ou flute, deve ficar à direita do copo de água e um pouco mais adiante. Ele não aparece na imagem mais abaixo. É correto arrumá-los da maneira seguinte:

1. Copo para água, à direita do prato e acima das facas;

2. Taça de champanhe, a pequena distância do primeiro;

3. Copo para vinho branco, haste longa, colocado em frente e entre os dois primeiros;

4. Copo para Porto ou Xerex, diante do terceiro um pouco à direita.

Esta ordem, no entanto, não é obrigatória, mas deve respeitar-se a harmonia entre tamanho e a precedência das bebidas.

etiqueta-a-mesaComo usar os talheres

A ordem dos talheres segue a ordem dos pratos a serem servidos. Os que estão mais longe do prato são os primeiros a usar e, naturalmente, os últimos são os mais próximos do prato. Não se limpam os talheres com o guardanapo, antes de serem usados.

Você não precisa ficar segurando os talheres o tempo todo descanse-os sobre o prato. Ao parar de usar os talheres, estes devem ser colocados sobre o prato (a faca na borda) e os cabos nunca apoiados na mesa. Acabando de comer, colocam-se sobre o prato, no sentido perpendicular à borda da mesa.

Garfo e faca: No Brasil usa-se mais a regra de usar o garfo sempre na mão esquerda, à maneira européia. Usando-se a faca e o garfo ao mesmo tempo, seguram-se ambos da mesma maneira, isto é, a extremidade dos cabos na palma da mão, apoiando-se o índex pouco aquém da lâmina da faca ou dos dentes do garfo. Ao levar comida a boca o garfo nunca deve estar muito cheio. Use a faca comum para cortar carnes e aves, partindo-se um pouco de cada vez.

Colher: Deve-se encher a colher num movimento contrário à direção da borda da mesa, sempre de lado, posição esta em que deverá ser levada à boca.

Bons Modos

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: