Conselhos da Vovó que Funcionam Até Hoje

Sabe aqueles conselhos de avó ou de tias velhinhas que, a gente ouve, faz cara cara de respeito mas dificilmente segue? Eles funcionam à beça.

Apesar da evolução da medicina e das novas tecnologias, acredite: há certas coisas que independem delas. Como alguns conselhos universais baseados em pura experiência e bom senso.
Fiz uma lista aqui dos 10 tops que elas mais usavam e sempre me maravilho com a sua simplicidade e eficácia.

ch_hortel_vov-grandmother_claudiamtarazzoChá para tudo – com elas era assim: estava triste ? Dá-lhe chá. Agitada? Mais chá. Insone? Chá, claro. E por aí ia. Que as ervas trazem alívio para uma série de sintomas já está provado. O segredo é gostar da pausa proporcionada pelo dito chá – tendo em mente que não basta uma xícara tomada às pressas. Aprenda que são várias, sempre seguidas de um respiro em seu dia – e que beber chá vai lhe trazer bem estar e não produzir um milagre.

Tenha a mão duas ou três variedades que atendam as suas necessidades. Escolha tomar quente ou gelado e cultive esse hábito.

inalao-sinusite-cura_claudiamatarazzoInalação – nariz super entupido e dor de sinusite? Pois antes de desesperar tente a boa e velha inalação. Pode ser com aparelhos ( pelo menos 4 vezes por dia) ou uma panela de água fervendo com uma toalha sobre a cabeça respirando o vapor com uma pomada mentolada própria para isso. Bastam cinco minutos por vez para sentir alívio imediato – mas tem que fazer direito. E,quanto mais, melhor.

salmoura_cura_claudiamatarazzoSalmoura – essa é tiro e queda: uma bacia, 6 colheres de sal em um litro de água quente. Mergulhe os pés cansados por seja qual for o motivo: andar, correr, ficar em pé… Deixe por pelo menos 20 minutos e relaxe. Depois, aproveite e massageie com um creme ou óleo.

a-woman-with-abdominal-pain-in-bed-and-has-a-hot-water-bottle_claudiamatarazzo-660x371Bolsa de água quente – o estresse nos tornou refém de dores nas costas e pescoço – entre outras. Para quase todas elas usavam bolsa de água quente. Nós dispomos de almofadas com sementes aromáticas que esquentamos 3 minutos no micro. Tenha fé e use. Mas tem que deixar o calor agir: 20 minutos no mínimo tá?
Gemada – tá fraca, cansada e desanimada? Esqueça a dieta e prepare uma boa gemada com direito a vinho do porto e tome bem quente, saboreando mesmo. Depois me conte.

canja_claudiamatarazzo1-660x481Canja e Cama – para gripes, resfriados e outras indisposições elas não hesitavam em receitar essa dupla. O segredo? Além das proteínas do caldo, o repouso. Sem Internet, TV ou outros acessos, a pessoa se recuperava mais rápido. Hoje, ninguém se permite ficar na cama: arrastam gripes por semanas contaminando colegas e familiares…
Casca de Papaia – o peito de algumas mulheres racha e dói enquanto amamentam. Basta deixar um quadradinho de casca de papaia no soutien em contato com o bico entre as mamadas. Cicatrizante, a papaína opera o milagre, dispensando pomadas.
Privacidade – elas insistiam nisso em momentos como o de amamentar ou em estado avançado de gravidez. Hoje, a maioria insiste em fotografar e postar cada estágio da vida. Nada me tira da cabeça que faz mais mal do que bem . E ainda será provado cientificamente.

resguardo_claudiamatarazzo-660x439Resguardo – assim que nascia, o bebê não recebia visitas nem saia de casa por 40 dias – com isso mãe e filho descansavam: ele adquiria anticorpos e ela se recuperava do parto. Ninguém faz isso hoje – mas deviam. Além do bem estar, é uma experiência reveladora de intimidade familiar.
Mudar de ares – desgosto, traumas e até algumas doenças eram superados “mudando de ares”. O indivíduo entrava em contato com outras realidades e pessoas, arejava as idéias e o coração. Continua valendo – desde que se consiga bloquear na rede a causa do desgosto e resistir a tentação de conferir cada passo da sua vida no Instagram…

claudiamatarazzo.com.br

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: