Etiqueta no WhatsApp

whatsappDesde que surgiu a ferramenta para teclar e gravar em grupo percebo a enorme aflição das pessoas para não incomodar ou ofender os participantes. Pensando nisso reuni algumas dicas que, espero, ajudem os usuários.

whatsapp-fundo-verde_claudiamatarazzo-660x3711 –Administrador – pense duas vezes antes de formar o grupo: primeiro se é de gente que realmente tem um forte ponto em comum para que todos participem e entendam a conversa. E depois, pense se você quer mesmo ser o administrador dessa turma.

2- Gente nova – o administrador apresenta e explica porque essa pessoa está esta sendo adicionada. Ainda que seja apenas um grupo de amigos: as pessoas gostam de saber quem é quem, certo?

3- Bom dia e Boa noite – gente menos! Em um grupo de 20 o primeiro dá bom dia, ok. Mas não precisa responder se for apenas para dizer bom dia! Em geral a criatura emenda em um assunto que, se for o caso todos respondem ou, apenas a pessoa a quem ela se dirigiu tá? Senão serão 20 sinais sonoros de bom dia…

4- Grupo de evento pré definido – nesse caso o administrador dá todas as informações e orientações necessárias e, assim que passar a data do evento coloca todos a vontade para sair. Em tempo: tirar dúvidas sobre o evento no grupo é normal, mas, se você tem muitas e quer mais detalhes, procure falar com o administrador no particular para não incomodar o resto da turma.

5- Grupos com Profissionais da mesma empresa – não há dúvida que são super eficientes mas, mesmo aí é preciso respeitar a hierarquia e se achar que sua solução é infinitamente superior a de seu chefe, não é o caso de teimar no grupo. Um papo reto olhando nos olhos é muito mais eficaz tá?

6 – Atenção para responder :se ter perguntaram no particular responda no particular. E vice versa. As vezes há razões para que a pessoa tenha feito isso. Ainda: nunca fale de alguém no grupo como se ele não estivesse lá. Isso pode funcionar entre amigos muito íntimos mas, em geral parece falta de atenção.

7- Grupo de amigos íntimos – beleza. Ainda assim, evite mandar montes de vídeos que pesam muito, fotos fofas diárias (perdem a fofura na terceira). De um modo geral, mande informações positivas e de interesse: a liquidação imperdível, onde está acontecendo a vacina x ou y, um programa legal e barato que você fez, etc. Deixe as críticas e notícias ruins para grupos políticos, não contamine seus amigos.

8- Grupo Família – não se iluda: família se ofende com mais facilidade portanto seja gentil: não mande toooooodas as fotos do neto (ou filho ) que está mais gordo e é mais bonito que o da sua prima. Limite a inveja pra não voltar contra você. E pense antes de teclar ou gravar tudo o que pensa desse ou aquele membro do clã…

9- Vibra ou Silencioso– se você participa de vários grupos (ou mesmo de um muito ativo) lembre de colocar no silencioso sempre que estiver em um local fechado, com mais gente, em reunião ou almoços de negócios, missas, velórios etc. Aliás, nesses últimos, o toque geral do aparelho deve estar no silenciosos se não desligado mesmo – já que atender e falar está fora de questão…

DICA : há o recurso de “deixar no morto” por 8 horas, um dia, uma semana…. use e abuse! E para não ficar doido, use quando estiver na academia, no cinema ou teatro, em aula…

10 Fui – saia do grupo quando tiver vontade ou sentir que precisa. Avise, explique mas não muito. Simples assim. Afinal, quando a gente sai de uma festa ou reunião que chegou ao final, não dá tanta explicação assim.

claudiamatarazzoensina.com.br

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: