Como conviver bem com as temidas críticas

7e67253a68ee4bf2bd5a4e643055cffcOuvir críticas ao comportamento ou ao trabalho é algo que incomoda muito. Há sempre aquela crítica que é direcionada com uma certa dose de “veneno” e que pode, até mesmo, machucar e levar o criticado a uma crise existencial. Por outro lado, há aquelas que servem como um impulso para te ajudar a melhorar.

Mas, como conviver bem com as críticas e aceitá-las? Não há como negar que em algum momento da vida esta pergunta vem à tona. Neste caso, quatro atitudes são essenciais para passar por este momento sem grandes problemas.

Conte até dez: foi criticado em casa, no trabalho ou por amigos? Respire fundo e conte até dez para, então, dar uma resposta. Neste curto tempo você poderá pensar antes de dizer algo que pode virar um desaforo desnecessário.

Avalie a crítica: após contar até dez, reflita sobre cada palavra dita e avalie as suas próprias ações. Dessa forma você não perde tempo com raiva do mundo o dia inteiro.

Identifique o problema e faça bom uso da crítica: em vez de se sentir chateado, aceite a “bronca” e aprimore o seu trabalho, fazendo da crítica uma ferramenta de crescimento pessoal ou profissional.

Defensiva: não fique na defensiva. Ficar de cara fechada ou sem falar com quem te criticou só deixará tudo mais complicado. Resolva o problema, levante e poeira e dê a volta por cima! Encontrar uma solução é a melhor saída.

zastros.com.br

 

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: