CARNAVAL CARIOCA : AJUSTANDO O GLAMUR PARA A CRISE

blog-carnaval-escola-de-samba-imperatriz-leopoldinense-carnaval-rio-de-janeiro-660x440Não teve jeito: até mesmo o mais apaixonado dos carnavalescos teve que concordar que, o grandioso espetáculo que figura entre os maiores da terra terá que ter ajustes para não perder qualidade – e sair na avenida.

Sabemos que  a Folia Carioca – é imbatível . E continuará sendo justamente porque está ajustando as regras de seus grandiosos desfiles na avenida.  No Rio, a principal mudança é a redução do tempo máximo de desfile: de 82 para 75 minutos.

A medida reflete na retirada de 4.400 componentes da Avenida. Ok, é o equivalente a uma agremiação inteira fora da festa! Em vez dos 42.800 foliões de 2016, serão 38.400, ou 10,28% a menos. Mas permitirá uma significativa economia…

Além da redução do tempo, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) decidiu diminuir o número máximo de alegorias de sete para seis e a quantidade de cabines de julgamento passou de 4 para 3.

blog-carnaval-escola-660x283Mudanças nas apresentações – para não estourar os 75 minutos — e reduzir despesas — nove das 12 agremiações do Grupo Especial cruzarão o Sambódromo com menos componentes que em 2016: Mangueira, Portela, Salgueiro, Beija-Flor,Imperatriz Leopoldina, Vila Isabel, São Clemente, Mocidade Alegre e União da Ilha.

E escolas que tiveram mais componentes no último carnaval estão entre as que mais cortaram na carne. Mangueira e Mocidade desfilaram com cerca de 4.000 foliões, cada uma. No próximo dia 27, entrarão na Avenida com 3.200 e 3.000, respectivamente.

Cada uma adotou um plano. Algumas cortaram várias alas. O carnavalesco Paulo Barros terá um setor a menos para contar seu enredo.

escola_samba-destaque-660x371Já a São Clemente, resolveu manter o número de alas mas limitou cada uma a 80 componentes. De todas, só duas vão manter seu contingente: Grande Rio e Unidos da Tijuca.

A época de escolas com mais de 5.000 componentes acabou — diz Dudú Azevedo, diretor de carnaval da Grande Rio.

escola_samba-rio-660x439Agora, o desfile terá que ser milimetricamente planejado — afirma Leandro Azevedo diretor de Carnaval da Tuiuti.

A boa notícia é que a maioria dos estrategistas das escolas acredita que as mudanças tornarão o desfile mais dinâmico para o público da Sapucaí e até mesmo  para os telespectadores.

Se você pretende ir ao vivo ou mesmo se é dos que espera para assistir em casa anote esse dado: esse ano o desfile das Escolas de Samba no Rio começa ás 22horas e não 21.30- como vinha acontecendo.

claudiamatarazzo.com.br

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: