Cisne Negro Cia de Dança comemora 40 anos com espetáculo H.U.L.D.A.

Produção homenageia o legado da bailarina e coreógrafa Hulda Bittencourt, fundadora da companhia. 

cisne-negro-huldaCisne Negro Companhia de Dança celebra os 40 anos de sua história com o espetáculo H.U.L.D.A, em cartaz entre 21 e 30.04 no Teatro Santander, em São Paulo.

A narrativa homenageia Hulda Bittencourt, bailarina e coreógrafa responsável pelos primeiros compassos da jornada da companhia. Ana Botafogo, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, encarnará a fundadora no palco ao lado de grande time reunido para a produção.

A direção está a cargo de Jorge Takla, que ganha companhia do música André Mehmari, responsável pela trinha sonora, o figurinista Fábio Namatame e Nicolàs Boni, coreógrafo.

Para marcar o aniversário da Cisne Negro, Hulda e nomes da companhia e da produção foram reunidos nos domínios de Luciana Mantegazza para almoço comemorativo no último sábado (01/04) – Luciana comanda a grife Balletto, constantemente inspirada pelos vários elementos do universo do ballet.

cisne-negro-cia-dancaOs 40 anos

Para celebrar as quatro décadas, o Cisne Negro trouxe para perto de si profissionais relevantes no cenário da dança brasileira, com forte identidade com o grupo. Na direção coreográfica e interpretação compõe a equipe a coreógrafa Dany Bittencourt, diretora artística da Cisne Negro; Rui Moreira, coreógrafo que dançou na Cisne Negro e no Grupo Corpo; Ana Botafogo, primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981 e Daniela Severian, maitre e ex-primeira bailarina da Ópera de Wiesbaden, que alternará papel com Ana Botafogo.

Completam o elenco de criativos o músico André Mehmari, que aos 39 anos tem 22 discos lançados e é compositor da trilha sonora de 3%, primeira série brasileira financiada pela Netflix; o figurinista Fábio Namatame, parceiro constante do Cisne e Nicolàs Boni, cenógrafo de grandes produções de teatro e ópera no Brasil.

A narrativa de H.U.L.D.A é inspirada em relatos da trajetória da criadora da Cisne Negro e seus principais bailarinos. Como aponta o diretor Jorge Takla, trata-se de um espetáculo sobre a alma da Cisne Negro, que é a dona Hulda e tudo que ela representa para a companhia em si e para a história da dança brasileira.

Com título tirado das letras do nome de Hulda Bittencourt, o espetáculo é formatado em cinco blocos:

H representa horizonte. Neste quadro, Jorge Takla explora a luta e a perseverança de Hulda em prol de realizar seus sonhos.

U, de união, retrata a realização de Hulda ao criar a academia de dança Cisne Negro e as parcerias que garantiram o sucesso da instituição, como a do marido Edmundo Bittencourt e de suas filhas, Dany e Giselle.

L materializa a liberdade que Hulda se permitiu para conduzir a companhia, inaugurada com muitos homens e com escolhas ecléticas de repertório.

D de dança é a pluralidade da Cisne Negro, que não favorece apenas um estilo, mas as diversas manifestações de dança que existem.

A. O encerramento se dá com o A que simboliza o amor e devoção de Hulda pela arte.

Sobre a Cisne Negro Cia de Dança

Em plena atividade como diretora artística e fundadora da Cisne Negro Cia de Dança, Hulda Bittencourt – “alma da Cisne Negro”, para o diretor Jorge Takla – formou centenas de bailarinos, apoiou a criação de 42 espetáculos pela sua companhia e administra, ao lado das filhas Dany e Giselle Bittencourt, a companhia de dança e o Estúdio Ballet Cisne Negro, em funcionamento há quase 60 anos.

H.U.L.D.A. 40 ANOS DA CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA

Quando: 21 de abril a 30 de abril
Quinta e Sexta às 21h00, Sábado às 18h00 e 21h00
Domingo às 16h00 e 19h00
Onde: Teatro Santander
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi
São Paulo -SP

Via |  Ingresso Rápido

webluxo.com.br

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: