Casa de veraneio de Renoir no interior da França vai abrir como museu

cine-renoir-A casa de veraneio que pertenceu a família do pintor Pierre-Auguste Renoir em Essoyes, pequena comuna na França, será aberta ao público como museu a partir do dia 3 de junho, após quatro anos de grandes restaurações. A área se une ao estúdio de Renoir, aberto ao público há 20 anos e que fica na parte de trás da casa e recebe cerca de 10 mil visitantes por ano – número que deve aumentar exponencialmente com a abertura da casa-museu.

De muito valor cultural para o país, já que foi ali que o pintor impressionista produziu parte de suas obras, o imóvel foi vendido por Sophie Renoir, bisneta dele, em 2012 para o conselho local por 600 mil euros (cerca de R$ 2,19 milhões), segundo reportou o site Art Newspaper. Segundo o vice-prefeito da cidade, Philippe Talbot, estima-se que foram gastos cerca de 1 milhão de euros ( cerca de R$ 3,65 milhões) desde então com o restauro da casa, que incluiu reforço de paredes, controle climático de obras preciosas e restauração geral dos interiores e jardim.

Para a mostra de abertura do museu, três instituições de arte francesa emprestaram obras de Renoir: o Museu Renoir, em Cagnes-sur-Mer, que cedeu temporariamente esculturas de Renoir; o Museu de Belas Artes de Rouen, que emprestou o retrato de 1919 intitulado “Jeune femme au miroir” e o Museu de Belas Artes de Bordeaux, com uma paisagem que retrata uma ponte em Essoyes.

A casa foi comprada por Renoir e sua mulher, a modelo nascida em Essoyes Aline Charigot, em 1896. A ligação com a casa de férias da família era tanta, que ele, Aline e seus três filhos foram enterrados no cemitério da cidade, que fica a cerca de 2h30 de carro de Paris.

glamurama.uol.com.br

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: