Como se vestir para fechar bons negócios

estilo-roupas-fechar-negociosComo se comportar no primeiro encontro? Qual a roupa mais adequada para vestir? Será que minha conversa vai agradar? Muitos empreendedores convivem com essas dúvidas sempre que precisam comparecer a uma reunião para apresentar sua empresa a um novo cliente em potencial. Esse tipo de angústia pode parecer muito mais adequada a adolescentes em crise do que a donos de negócios emergentes — mas não se trata de uma preocupação totalmente sem sentido.

“A maneira como alguém se comporta no primeiro contato com outra pessoa é fundamental para a construção de uma boa imagem”, afirma Paola Elide consultora de moda corporativa. “E esse é um aspecto importantíssimo para iniciar um bom relacionamento de negócios com um novo cliente.”

Então, como se comportar na primeira reunião para causar uma boa impressão e aumentar as chances de conquistar um cliente — e o que se deve evitar para não correr o risco de tornar o encontro improdutivo.

Apresentar-se com a aparência adequada

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, 4 minutos é o tempo que uma pessoa leva para formar as primeiras impressões sobre a outra — 55% do bom ou do mau conceito toma por base a linguagem corporal, 38% dependem do tom de voz e apenas 7% se relacionam ao que foi dito. Isso mostra quanto a aparência é importante num encontro de negócios. Sorrir ao se apresentar, cumprimentar com firmeza e manter uma postura capaz de transmitir tranquilidade e segurança também são atitudes que contam pontos.

“Uma boa imagem é a primeira coisa a vender para um cliente que acaba de conhecer”

… diz Paola. O visual adequado também aumenta as chances de as pessoas prestarem atenção numa conversa. “Acessórios e roupas inapropriados desviam a concentração do interlocutor”, complementa.

Ao escolher o figurino para vestir na ocasião, é recomendável adaptar-se, na medida do possível, ao estilo do cliente. Caso haja dúvidas sobre o que usar, é melhor ser formal. “É mais difícil errar na composição ao usar peças básicas, como ternos cinza-escuros e camisas de cores neutras”.

O resultado é o roteiro a seguir!

camisa-lisa-clara1- Camisa lisa e clara é a melhor opção para visitar o cliente. “O tom claro ilumina o rosto e combina com qualquer blazer”, diz a consultora. A ideia é que nesse tipo de reunião o cliente fique totalmente focado em seu interlocutor e, por essa razão, as peças de roupa não podem ser de tecido xadrez ou listrado. “Pesquisas mostram que acessórios e roupas chamativas desviam a atenção e as pessoas podem perder de 20% a 30% do conteúdo discutido em uma reunião.”

terno-gravata2- Enfrentar um encontro de negócios à noite pode gerar algumas dúvidas entre empresários e executivos. Afinal, você ainda estará a trabalho, mas fora do ambiente formal das empresas. Uma combinação difícil de errar neste tipo de evento é calça cinza-chumbo com blazer marrom. A gravata pode ser dispensada.

estilo-mulher3- Antigamente, a mulher bem-sucedida precisava usar saia. Hoje em dia essa regra não faz mais sentido. “Uma calça com corte bem feito também produzirá um ótimo resultado”, afirma a consultora. Outra dúvida comum no ambiente corporativo está relacionada ao casual day. As sextas-feiras descontraídas continuam valendo, mas é preciso ter bom senso. “Vestir-se de maneira casual é diferente de usar roupas para ficar em casa”.

vestido-negocios-mulher4- Para as mulheres, a cor preta também tem suas ressalvas. “Roupa preta apresenta resistência. Vestir-se inteiramente assim pode afastar clientes e funcionários.” Segundo o especialista, executivas da área de recursos humanos ou que lidam diretamente com clientes devem ficar ainda mais atentas ao uso dessa cor.

camiseta-polo5- E se você tiver um evento informal logo após o expediente? O que fazer? Nas grandes cidades, por conta do trânsito, muitas vezes não é possível voltar para a casa e mudar de roupa. “O executivo pode ficar com a calça e o par de sapatos usados durante o dia e trocar a camisa por uma polo.” Para quem não gosta desse tipo de camiseta, a sugestão é levar uma camisa mais curta, que possa ser usada para fora da calça”.

calca-social6- Na sexta-feira, a calça social pode ser substituída pela de sarja. “A sugestão é optar por tons neutros como bege e marrom claro.” A camisa deve ser de manga comprida, como sempre, mas o blazer pode ficar em casa. Nesse dia, o mocassim, com seu solado de borracha e aspecto informal, está liberado. “Só não dá para usar tênis de academia”. Bermuda, claro, nem pensar! A regra é: quanto mais pele ficar à mostra, mais informal estará o executivo.

salto-alto7- A ordem é salto alto. “Ele melhora a postura e transmite altivez.” Mas atenção: quanto mais fino for o salto, mais sensual a mulher ficará. Portanto, os saltos grossos são ideais para o ambiente corporativo, além de ajudarem a manter a estabilidade. “Vale o bom senso. Por exemplo: no caso de uma superintendente de shopping, que precisa andar pelo empreendimento ao longo do dia, a opção terá que ser o sapato baixo.”

bolsas8- A bolsa é a protagonista entre os acessórios femininos. Os modelos de tamanho grande são recomendados para o dia e não devem ter detalhes exagerados. Em caso de evento de trabalho à noite, bolsas pequenas são as indicadas. “Está em desuso combinar sapato com bolsa. Eles podem ter a mesma tonalidade, mas jamais devem ser exatamente da mesma cor e material.” A combinação dos dois produtos transmite uma aparência tradicional e, no ambiente corporativo, essa pessoa será considerada desatualizada.

webluxo.com.br

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: